Vincenzo Pastore (1865-1918) nasceu em Casamassima, na região da Puglia, Itália, e chegou a São Paulo em 1894, já como fotógrafo profissional.
Montou estúdio na antiga rua Assembléia e tornou-se um dos mais ativos e conceituados profissionais da cidade. Em 1914 estabelece uma filial em Bari, na Itália, chamada Fotografia Italo-Americana-ai Due Mondi, mas a eclosão da Segunda Guerra Mundial o obriga a voltar para o Brasil um ano depois.
Vincenzo Pastore foi um dos mais importantes fotógrafos da cidade de São Paulo. Sobretudo, porque registrou as imagens das populações pobres em seu cotidiano. Seus ofícios, suas formas de sociabilidade e suas espacialidades. Sempre preocupado em captar os sujeitos e não a imagem de um burgo aprazível que fotógrafos como Gaensly e Becherini, por exemplo, preferiram.
Pastore retratou 137 imagens que abrangem o período de 1910 a 1915. O que há de mais relevante nesse trabalho são as cenas espontâneas de rua, com imagens de jornaleiros, engraxates, feirantes, garotos brincando com bolas de gude e vendedores ambulantes, entre outros.
Como Pastore fazia este tipo de foto por diletantismo, a coleção só veio a público em 1997, divulgada por seu neto Flávio Varani. As imagens de Vincenzo Pastore foram foram usadas para a formação do livro, "Na Rua".
Enquete
- Quando Vicenzo Pastore chegou a São Paulo?
- O que Vincenzo retratava?
- Qual profissão ele exercia?
- Como foi chamada a filial montada por Pastore em Bari, na Itália?
clique aqui para saber mais a respeito de sua vida
clique aqui para saber mais a respeito de seu livro "Na Rua"
clique aqui para saber mais a respeito de seu livro "Na Rua"
Nenhum comentário:
Postar um comentário